Skip to content

Cemitério da Saudade

20/07/2019
cemitério da saudade
O Cemitério da Saudade é um dos cemitérios que foram fundados pela prefeitura paulista, tendo quase 60 anos de existência (sua fundação se deu em 1960).

Ele foi construído justamente para dar atendimento ao sepultamento dos moradores na zona leste da capital de São Paulo, recebendo pessoas falecidas advindas de famílias que possuem uma baixa condição socioeconômica.

Mas o que você sabe mais sobre essa necrópole? Sabe quantos sepultamentos ela recebe por mês? Sabe se algum famoso já foi sepultado por lá?

Essas e outras informações sobre o Cemitério da Saudade você irá conhecer agora neste artigo.

Acompanhe!

Cemitério da Saudade: Tudo o que você precisa saber

cemitério da saudade

Cemitério da Saudade: Descrição

O Cemitério da Saudade São Miguel Paulista é um dos cemitérios municipais administrados pela prefeitura de São Paulo.

Criado há quase 60 anos, ele atende uma população mais humilde da cidade, já tendo sepultado mais de 220 mil pessoas desde a sua fundação.

Atualmente, esse cemitério conta com uma área de 134.000 m2, bem menor do que outros da capital, como o da Vila Formosa.

Mensalmente, o número de sepultamentos é em torno de 200, todas atendidas da região leste da cidade, visto que os outros cemitérios ficam muito distantes.

O Cemitério da Saudade São Miguel Paulista passou por reformas em tempos recentes, o que fez com que as salas de velório do local pudessem ser restauradas, para melhor atender parentes e amigos das pessoas falecidas.

Outros elementos desse cemitério também foram reformados, de modo a tornar o ambiente mais organizado, como as calçadas e as ruas que ficam ao redor e dentro da necrópole.

Quer Saber o Significado dos Seus

Endereço, telefone e como chegar

Atualmente, o Cemitério da Saudade São Miguel Paulista fica localizado na Avenida Pires do Rio, 1441, no distrito de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo.

Para chegar lá, de ônibus, há diversas linhas que você pode utilizar, como:

·         Linha 233A-10: Jardim Helena – CERET

·         Linha 273D-10: Pq. D. João Nery – Metrô Artur Alvim 

·         Linha 2766-10: Jardim Camargo Velho – Metrô Itaquera

·         Linha 213C-31:  Itaim Paulista – Vila Califórnia

·         Linha 2756-10: Guaianazes – Metrô Patriarca

·         Linha 2583-10: Vila Curuçá – Termin. Aricanduva

Para quem está indo de carro, é possível chegar ao cemitério por meio de algumas avenidas de grande nome, como a Avenida Imperador, a Avenida Nordestina e a Radial Leste.

Atalmente uma boa ideia é seguir para o cemitério de carro de aplicativo e se desejar estarei deixando um link aqui com 10 Reais de desconto.

Para contatar o Cemitério da Saudade via telefone, o número é (11) 2054-0715.

Serviços do Cemitério da Saudade

cemiterio da saudade

O Cemitério da Saudade oferece, para a população que deseja sepultar seus entes queridos na necrópole, os seguintes serviços funerários:

·         Velório (com 12 salas que foram recentemente reformadas)

·         Sepultamento (atualmente, existem mais de 20 mil sepulturas no local)

Floricultura: vende coroa de flores

cemitério da saudade

Não há uma floricultura própria no Cemitério da Saudade, mas existe a Floricultura Cemitério, que fica próxima à necrópole e entrega a coroa de flores no local, tendo funcionamento durante 24 diretas.

Como possui uma localização privilegiada próxima ao local e faz entrega imediata, ela costuma ser a mais procurada por amigos e familiares das pessoas falecidas para fazer a compra da coroa de flores para homenagem.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do Cemitério da Saudade é de 8 horas da manhã às 17 horas da tarde.

Entretanto, os locais para velório funcionam durante 24 horas, permitindo que os amigos e familiares possam ter mais tempo para velar e despedir-se do ente querido.

Velório de famosos

cemiterio da saudade velorio de famosos

A personalidade pública mais conhecida que foi sepultada no Cemitério da Saudade foi o Padre Aleixo Monteiro Mafra, falecido em 1967.

Ele foi sepultado no local depois de mais de 20 anos de prestando serviços à paróquia do bairro de São Miguel Paulista.

Saiba Agora Como é Deixar a Sua Família Segura

Conclusão

Como você viu, o Cemitério da Saudade é um dos muitos cemitérios administrados pela prefeitura da capital paulista, atendendo as pessoas que moram na zona leste da cidade.

Com quase 60 anos de existência, mais de 220 mil pessoas sepultadas e tendo passado por obras recentes para revitalização do local, ele é um dos mais tradicionais da capital, ficando no distrito de Miguel Paulista.

Gostou do artigo de hoje sobre o Cemitério da Saudade?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Paola Randow

Paola Randow

Olá, sou especialista em produtos bancários e o plano funerário é um dos produtos que na minha opinião mais ajuda as pessoas.