Skip to content
Plano Funerário

Cemitério do Caju: aqui também se guarda a história do Rio de Janeiro

23/07/2019
cemiterio do caju
cemiterio do caju

Entre os maiores cemitérios do Brasil está o Cemitério do Caju (ou Cemitério de São Francisco Xavier), além de ser também um dos que tem mais história e personalidades sepultadas no local.

Esse cemitério existe desde a época do império, tendo servido para atender os moradores do bairro São Cristóvão, um dos mais importantes do Rio de Janeiro daqueles tempos.

De lá para cá, tendo passado quase 200 anos desde então, o Cemitério do Caju já passou por muitas modificações, tem muita história arquitetônica e também muitos famosos que já foram por lá enterrados e atraem fãs.

 Para conhecer mais sobre ele, veja agora este artigo com as principais informações sobre este que é um dos maiores e mais antigos cemitérios do país.

Cemitério do Caju: Tudo o que você precisa saber

cemiterio do caju

Cemitério do Caju: Descrição

O Cemitério de São Francisco Xavier é conhecido, na cultura popular, como Cemitério do Caju, sendo a maior das necrópoles que compõe o cemitério.

Ele é tido como um dos maiores cemitérios do Brasil, sendo composto por conjuntos de necrópoles (três delas) e tendo fundação na época do império brasileiro.

O Cemitério do Caju, em tempos passados, antes mesmo de ser inaugurado como é hoje, era um local em que eram sepultados os escravos no século 19.

Foi apenas em 1851 que uma lei criou os dois maiores cemitérios da cidade: o São João Batista (em Botafogo) e o São Francisco Xavier (no Caju, sendo ele justamente conhecido como Cemitério do Caju).

No Cemitério do Caju, é possível comprar sepulturas perpétuas para as famílias, além das sepulturas temporárias (prazo de 7 anos) e também existe a parte da Quadra dos Acatólicos (onde são sepultados protestantes e também judeus).

Endereço, telefone e como chegar

O Cemitério do Caju fica localizado na Rua Monsenhor Manoel Gomes, 311, no bairro do Caju, na cidade do Rio de Janeiro.

É possível chegar ao Cemitério do Caju por meio de ônibus, carro ou carros de aplicativo, porém para quem o metrô e o trem são as melhores opções é possível fazer uma baldeação, veja as dicas abaixo

·         Ônibus: Linha 209 (Estácio/Caju) e todas as linhas que passam na Avenida Brasil sentido Centro do Rio.

Uma sacada legal é usar o aplicativo deste link para você achar com precisão o melhor trajeto partino da sua localização.

Link do aplicativo

·         Metrô: Desça na estação da Prefeitura do Rio e pegue um ônibus sentido Zona Oeste que vá pela Avenida Brasil. O aplicativo acima é uma mão na roda.

·         Trem: Para o trem vale o mesmo que no caso do metrô com a diferença que a descida deve ser na Central do Brasil (estação de trem).

Para quem vai de carro, uma das vias de acesso até o cemitério é a famosa Avenida Brasil, uma das mais importantes do Rio de Janeiro.

Se você quer entrar em contato com o Cemitério do Caju pelo telefone, o número é (21) 2062-0029.

Serviços do Cemitério do Caju

Os serviços ofertados no Cemitério do Caju são:

·         Velório (no Velório do Caju, onde os parentes e amigos podem velar seus entes queridos)

·         Sepultamento (em sepulturas perpétuas, provisórias ou as existentes para os Acatólicos)

·         Cremação (Crematório do Caju ou Crematório de São Francisco Xavier)

Floricultura: vende coroa de flores

O Cemitério do Caju não possui uma floricultura própria, mas existem várias nas redondezas onde podem ser encomendadas Coroas de Flores que são entregues com rapidez no local.

A floricultura Cemitério, que fica próximo ao Caju, é uma das mais famosas onde as pessoas costumam encomendar as Coroas de Flores para seus entes queridos, visto que funciona por 24 horas para entrega e você pode comprar online por este link.

Horário de funcionamento

O Cemitério do Caju funciona das 8 horas da manhã até as 18 horas da noite de segunda a sexta-feira, enquanto aos sábados e domingos o funcionamento é até as 17 horas.

Entretanto, para a parte do velório, o funcionamento é em plantão de 24 horas.

Velório de famosos

Existem muitas personalidades brasileiras de todas as áreas, desde a música até a política, que estão sepultados no Cemitério do Caju, fazendo com que ele atrai milhares de fãs que desejam visitar as sepulturas dos seus ídolos.

Entre eles estão:

·         Tim Maia (1942-1998)

·         Waldick Soriano (1933-2008)

·         Luís Carlos Miele (1939-2016)

·         Dolores Duran (1930-1959)

·         Barão do Rio Branco (1845-1912)

·         Cartola (1908-1980)

·         Jamelão (1913-2008)

Conclusão

Como você viu, o Cemitério do Caju é um dos maiores, mais antigos e mais tradicionais cemitérios do Rio de Janeiro e do Brasil, sendo um local em que estão sepultadas muitas personalidades brasileiras.

Tendo sido fundado em 1851, antigamente o terreno do Cemitério do Caju já foi local de sepultamento de escravos mortos no século 19.

Para quem deseja conhecer mais da história do cemitério, é possível visita-lo todos os dias da semana entre as 8 horas da manhã e as 18 horas da noite.

Gostou do artigo de hoje sobre o Cemitério do Caju?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.