Skip to content

Cemitério Vila Alpina

21/07/2019
cemitério vila alpina

O Cemitério Vila Alpina, que possui como nome oficial Cemitério São Pedro, possui pouco menos de 50 anos de fundação e é um dos mais tradicionais mantidos pela prefeitura paulista.

Essa necrópole, que comporta mais de 20 sepultamentos diários, além de outras duas dezenas de exumações, possui muita história, como os túmulos de alguns dos falecidos no incêndio do edifício Joelma (como você verá mais à frente).

Se você quer mais informações a respeito desse cemitério que atende pessoas de vários bairros paulistas, então não deixe de acompanhar este artigo até o final!

Cemitério Vila Alpina: saiba tudo sobre

cemitério vila alpina

Cemitério Vila Alpina: Descrição

O Cemitério São Pedro, mais conhecido como Cemitério Vila Alpina por ficar localizado no bairro Vila Alpina, foi inaugurado pela prefeitura de São Paulo em 1971.

A área total da necrópole é de 220.000 m2, sendo maior do que outros da cidade, como o Cemitério da Saudade.

Diariamente, mais de 20 pessoas são sepultadas neste cemitério, o que dá uma média de 600 sepultamentos mensais, além das exumações.

No cemitério, existem 40 funcionários trabalhando atualmente, entre eles funcionários da administração da necrópole, os responsáveis pelos velórios (veloristas), motoristas e os sepultadores (ou coveiros).

Dentro do Cemitério Vila Formosa, existem 12 salas para velórios e também uma capela pequena que pode ser utilizada para velórios que sejam mais curtos, todas elas funcionando 24 horas por dia.

Além disso, as pessoas que estão velando e sepultando seus entes queridos ainda podem encontrar no cemitério um grande estacionamento gratuito, uma lanchonete e banheiros.

Endereço, telefone e como chegar

O endereço do Cemitério Vila Alpina é na Avenida Francisco Falconi, 837, no bairro da Vila Alpina, na cidade de São Paulo.

Para chegar até essa necrópole de ônibus, há algumas linhas que vão até saindo de diferentes locais:

·         Linha 4025: Vila Califórnia – Metrô Tatuapé

·         Linha 373M: Jd. Guairacá – Shopping Metrô Tatuapé

·         Linha 4031-10: Pq. Santa Madalena – Metrô Tamanduateí

·         Linha 4031: Pq. Santa Madalena – Central Plaza Shop

Para quem vai de carro, entre as principais vias de acesso ao cemitério estão Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Zelina e Avenida Vila Elma.

Atualmente a melhor forma é uma empresa de carro de aluguel e se desejar este conforto vou deixar aqui um link com um cupom de 10 Reais para você.

Caso você deseje ligar para o Cemitério Vila Formosa para entrar em contato, o telefone é (11) 2341-9774.

Serviços do Cemitério Vila Alpina

Os serviços ofertados pelo Cemitério Vila Alpina são:

·         Velório (salas e uma capela para velórios rápidos)

·         Sepultamentos (ocorrem cerca de 20 por dia)

·         Cremação (Crematório Jaime Augusto Lopes)

Floricultura: vende coroa de flores

O Cemitério Vila Alpina não possui uma floricultura própria, mas existem várias empresas que fornecem Coroas de Flores para a necrópole.

Todas essas Coroas são de qualidade e de confiança, podendo os pedidos serem feitos por meio de qualquer loja online de uma floricultura parceira.

Horário de funcionamento

O funcionamento do Cemitério Vila Alpina é de 08 horas da manhã até as 18 horas da noite, para os serviços funerários de sepultamento.

A exceção são os velórios, que ocorrem durante 24 horas, para melhor atender a todas as situações e a todos os parentes que estão sepultando seus entes queridos.

Para visitação, o Cemitério Vila Alpina é aberto 24 horas, para quem deseja prestar homenagem para os sepultados.

Velório de famosos

A mais famosa personalidade sepultada no Cemitério Vila Alpina é o ex-humorista Carlos Leite, falecido em 1991, e que trabalhava no programa A Praça é Nossa.

Além dele, existem algumas vítimas não identificadas do incêndio do Edifício Joelma que foram sepultadas nesta necrópole.

Curiosidades

Um dos fatos que mais chama a atenção no Cemitério Vila Alpina é o local simbólico em que foram sepultadas 13 vítimas, que não foram identificadas, do incêndio do Edifício Joelma, ocorrido em 1974.

Elas faleceram ao tentar escapar do incêndio por um dos elevadores do edifício, tornando impossível a identificação delas à época.

Até hoje, muitas pessoas prestam homenagem no local em que esses corpos estão sepultados, visando conseguir milagres que serão produzidos pelas “trezes almas”.

Quer Saber o Significado dos Seus

Conclusão

cemitério vila alpina

Como você viu, o Cemitério Vila Alpina é um dos mais tradicionais da capital paulista, já tendo quase 50 anos de fundação.

Neste cemitério, as pessoas podem fazer o velório, o sepultamento ou a cremação dos seus entes queridos, o que ocorre em duas dezenas diariamente.

No texto, você viu como o Cemitério Vila Alpina é marcado pelo túmulo das “treze almas”, referente às 13 vítimas não identificadas do incêndio do Edifício Joelma que estão lá sepultadas.

Gostou do artigo de hoje sobre o Cemitério Vila Alpina?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, click no link abaixo e escreva-a em nossa página para que eu possa ajudá-lo.

Paola Randow

Paola Randow

Olá, sou especialista em produtos bancários e o plano funerário é um dos produtos que na minha opinião mais ajuda as pessoas.