Skip to content
Plano Funerário

Cemitério Vila Formosa: da história à suas informações

19/07/2019
cemiterio vila formosa
cemiterio vila formosa

O Cemitério Vila Formosa já possui 70 anos de fundação, tendo sido realizados mais de 1,5 milhão de sepultamentos desde então.

Este cemitério é mais usado, de uma forma geral, para sepultar pessoas que advém das classes econômicas C, D e E, sendo que mensalmente o número de sepultamentos é em torno de 275 (3.300 por ano).

E o que mais você sabe sobre o Cemitério Vila Formosa? Sabe onde ele fica localizado? Sabe se algum famoso já foi sepultado nesta necrópole?

O presente artigo irá tratar sobre as principais informações relativas a esse cemitério, portanto, não deixe de acompanhá-lo até o final.

Cemitério Vila Formosa: saiba tudo sobre

cemiterio vila formosa

Cemitério Vila Formosa: Descrição

O Cemitério Vila Formosa, fundado em 1949, possui uma área total de 763.175 m2, ocupando a quarta maior área verde da capital paulista, sendo dividido em duas alas principais.

Para se ter uma ideia do tamanho desse cemitério, só possuem áreas maiores do que a dele os três grandes parques da cidade: o Anhanguera, o Ibirapuera e o Parque do Carmo.

No Cemitério Vila Formosa, existem 18 salas que são utilizadas para os velórios dos falecidos que serão enterrados no local, além de três entradas por onde parentes e amigos podem adentrar na necrópole.

Por fim, como não poderia deixar de ser comentado, o Cemitério Vila Formosa é o maior cemitério de toda a América Latina, mostrando assim a sua magnitude.

Endereço, telefone e como chegar

A localização do Cemitério Vila Formosa é na Avenida Flor de Vila Formosa, na zona leste da cidade de São Paulo, estando entre os distritos de Carrão e de Vila Formosa, na capital.

Para chegar no cemitério, há várias opções, mas levando-se em conta a saída sendo do Terminal de Ônibus de Vila Madalena, a rota é:

·         Pegar o Metrô L2 de Vila Madalena até Paraíso

·         Pegar o Metrô L1 de Paraíso até a Sé

·         Pegar o Metrô L3 da Sé até Carrão

·         Pegar o ônibus 573T-10 até a Avenida Dezenove de Janeiro, de onde você chegará a pé até o Cemitério Vila Formosa

Para chegar até o cemitério Vila Formosa de carro, a rota mostrada aqui será como se a saída fosse do Centro Histórico de São Paulo.

·         Saindo da Rua 25 de Março, você deve dirigir até a Avenida Alcântara Machado (também conhecida como Radial Leste)

·         Seguindo pela Radial Leste, você deve pegar a Avenida Aricanduva até a rua Praça Estevão, a partir da qual chegará no Cemitério da Vila Formosa

Se você deseja ligar para Cemitério Vila Formosa, o telefone é o (11) 2781-3755.

Serviços do Cemitério Vila Formosa

Os serviços oferecidos pelo Cemitério Vila Formosa são:

·         Velório

·         Sepultamento

·         Cremação

Floricultura: vende coroa de flores

É possível fazer a compra das coroas de flores por meio do link abaixo, que está vinculado à página privada do Cemitério Vila Formosa (que é bom lembrar, é um cemitério público).

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do Cemitério Vila Formosa é de 7 horas da manhã as 18 horas da noite.

No caso de velórios, o funcionamento do local é 24 horas, respeitando e melhor atendendo assim os parentes e amigos dos falecidos.

Velório de famosos

O mais famoso velado e sepultado no Cemitério Vila Formosa foi o funkeiro Mc Daleste, morto em 2013 durante um show.

Entretanto, acredita-se que existem muitas vítimas da repressão, durante a ditadura militar, que tenham sido sepultados nas valas comuns do cemitério.

Anualmente, no Dia dos Finados, os parentes dessas vítimas vão até o Cemitério Vila Formosa para prestar homenagens.

Curiosidades

Algumas curiosidades rodeiam o local do Cemitério Vila Formosa, como:

·         O local em que existia o antigo velório será transformado em um piscinão que receberá as águas do rio Aricanduva

·         A garota Débora Campos Oliveira, que foi brutalmente assassinada aos 5 anos no ano de 1983, é considerada uma santa popular e seu túmulo recebe, anualmente, muitas visitas

·         As cruzes de concretos que ficavam sobre os túmulos estão sendo retiradas pouco a pouco do cemitério, visto que estavam tornando-se problemas de cunho ambiental

Conclusão

Como você viu, o Cemitério Vila Formosa é o maior de toda a América Latina, sendo bastante tradicional (70 anos de fundação) e recebendo o sepultamento, em geral, de pessoas das classes C, D e E.

São realizados os serviços de velório, sepultamento e cremação neste cemitério, que é o local em que está sepultado o ex-funkeiro Mc Daleste e algumas das vítimas da repressão da ditadura militar brasileira.

Gostou do artigo de hoje sobre o Cemitério Vila Formosa?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.