Cremação: entenda o que é de verdade

O pensamento de ser cremado causa certo mal estar na maioria das pessoas, talvez você também sinta isso, porém muitos enxergam a prática da cremação como uma possibilidade e buscam mais informações para de certa forma respaldar uma decisão que já tomaram internamente.

Neste texto trago em detalhes tudo a respeito da cremação, então vamos lá… O crematório nada mais é que um forno construído para incinerar corpos, normalmente humanos, porém atualmente você já pode observar o aumento da procura por cremação de animais.

Apesar de ser um ato muito antigo, tendo registros de cremação que remontam à pré-história quando a estratégia tinha o objetivo de evitar a aproximação de animais, não chega a ser uma unanimidade entre as religiões.

Cremação é pecado?

Muitos pregam ser pecado a prática de cremação e baseiam suas teses nos textos bíblicos abaixo:

João 5:28: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão”.

Aqui fazem alusão à necessidade de sair do túmulo de forma literal, no momento do juízo final, mas de fato isso não se confirma. Podemos ainda questionar como se faria o juízo por exemplo das pessoas que se foram vítimas dos mares e rios, seus sepultamentos não foram tradicionais também, não seriam julgados por Deus?

Deuteronômio 18:10: “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro”.

Neste caso a crítica divina é feita aos rituais de sacrifícios de crianças aos falsos deuses e não à cremação em si.

Por fim não existe na bíblia texto que aprove ou desaprove a cremação do corpo humano e em assim sendo é necessário que a própria pessoa baseada na sua vontade e nas suas possibilidades escolha a sua forma de destino físico final.

Cremação e espiritismo: entenda a visão espírita

Para o Espiritismo, o processo de desencarne é uma passagem nos ciclos sucessivos das reencarnações, e as preces, de familiares, amigos e até desconhecidos podem auxiliar o espírito nesse processo.

Não existem para o espiritismo dogma relacionado a cremação, assim como não há para missas de sétimo dia, missa de um mês ou outros procedimentos específicos sendo esses considerados parte da cultura do indivíduo ou sociedade onde viva.

Considerando que o Espírito possa ainda estar próximo ao corpo, podendo até, dependendo do seu nível de esclarecimento, estar acompanhando o seu sepultamento, basta o respeito ao cadáver.

Para o Espiritismo não existe nenhuma objeção à cremação assim como também não para a doação de órgãos ou necropsia.

Em assim sendo é necessário que todos façam as suas escolhas baseados nos seus próprios conhecimentos, além de se manter apoiado nos mais experientes sempre que necessário.

Cremação no Mundo

Os historiadores dataram 2 que se acredita ser as primeiras cremações da humanidade. Ambas ocorreram próximo ao lago Mungo ,atualmente Austrália.

A mais antiga das cremações de corpo humano foi a de uma mulher jovem à 25 mil anos aproximadamente e a outra foi a cremação de homem, por volta de 60 mil anos atrás.

Os menores índices de cremação no mundo são verificados em países católicos, por influuência da Igreja Católica, e o maior índice é no Japão com cerca de 95%.

Cremação no Brasil

No Brasil estima-se que apenas 5 % dos cadáveres são cremados, um percentual baixo temos que concordar, mas o interessante é dizer que este número vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.

A cidade de São Paulo é a que mais realiza o cerimonial de cremação e lá também temos um dos maiores crematórios do país, que é o Crematório da Vila Alpina.

Se compararmos com os países do hemisfério norte observamos que lá a cremação já supera o número de sepultamentos na maioria deles.

É importante ressaltarmos que no Brasil para se realizar uma cremação de acordo com a legislação é necessário a autorização de cremação assinada em cartório, da própria pessoa ou autorização de parente de 1º Grau para que ocorra.
Existe ainda a possibilidade de a cremação ocorrer sob autorização judicial.
Saiba Agora Como é MUITO FÁCIL Deixar a Sua Família Segura

Crematórios: lista completa

Talvez você esteja procurando por algum crematório e abaixo te deixo uma galeria de links para cada estado do Brasil onde você encontrará a relação dos principais crematórios de cada estado, espero que te ajude em sua procura.

  • crematorio Vila Alpina
  • crematorio Vaticano

Principais crematórios do país

Caso você já  conheça algum crematório específico e deseja apenas um pouco mais de informações a respeito dele te deixo abaixo outra galeria de links com os principais crematórios do país organizados por ordem alfabética.

  • crematório RJ
  • crematório SP
  • crematório MG
  • crematório ES
  • crematório RS
  • crematório SC
  • crematório PR
  • crematório MT
  • crematório MS
  • crematório GO
  • crematório TO
  • crematório DF
  • crematório BA
  • crematório SE
  • crematório AC
  • crematório AL
  • crematório AP
  • crematório AM
  • crematório CE
  • crematório MA
  • crematório PA
  • crematório PB
  • crematório PE
  • crematório PI
  • crematório RN
  • crematório RO
  • crematório RR

Como funciona o crematório?

Os seis passos do processo de cremação tem substituído o sepultamento tradicional no mundo moderno.

Cerimônia de cremação

ocorre de forma tradicional onde o corpo ao chegar ao local da cremação é conduzido e postado na sala de homenagens ( sala do velório ) para a realização dos rituais fúnebres e ali permanece para que a família e amigos possam despedir-se do falecido.

No momento da cremação a urna fúnebre, na maioria dos crematórios, desce por um elevados de forma alusiva ao sepultamento tradicional e chega até a 1ª câmara de cremação.

Nesta etapa os metais e vidros do caixão são removidos e um detector de metais e passado sem a abertura do caixão a fim de detectar outros metais inclusive aparelhos de marcapasso ( estes podem explodir quando expostos a altas temperaturas).

Espera legal para a cremação nesta etapa o corpo deve aguardar 24 horas após o óbito em uma câmara fria, de acordo com a legislação brasileira, para que se possa iniciar efetivamente a cremação.

Aqui o corpo dentro da urna fúnebre ( caixão para cremação )
e colocado na 1ª câmara de cremação que queima a 1.000º C, passando na sequência para a 2ª câmara onde os gases provenientes da primeira câmara são requeimados para que sejam liberados no ambiente gases sem cheiro, sem cor e sem poluentes. Os restos mortais quando submetidos por duas horas ao processo apenas partículas inorgânicas de óxidos de cálcio, oriundas dos ossos, se fazem presentes.

Nesta etapa o processo já esta perto do fim e agora as cinzas passam por um triturador onde se trituram os ossos com bolas de metal com o objetivo de homogeneizá-las deixando os grãos com o mesmo tamanho.

Chega-se ao fim do processo quando as cinzas passam mais uma vez por um imã, para retirar possíveis metais e são depositadas em uma urna.

A família retira as cinzas acomodadas na urna escolhida ou caso não possa retirar as mesmas são remetidas até a família em seu endereço.

Forno para cremação

O forno de cremação é normalmente composto por duas câmaras, revestidas internamente por tijolos refratários, à prova de calor, a temperatura da cremação gira em torno de 1.000º C e veja bem nossos fornos domésticos aquecem normalmente entre 250º a 300º C.

Os fornos de cremação também são equipados com trituradores utilizados para homogeneizar o tamanho dos grãos finais das cinzas e por filtros que fazem com que a fumaça liberada no ambiente saia sem cor, odor ou poluentes.

A família pode assistir à cremação?

A família assiste sim, mas até certo ponto. É como se fosse um sepultamento, os familiares e amigos velam o corpo em uma sala de velório até que chega o momento da cremação e aí ocorre de acordo com a descrição já comentada aqui.

Crematório de animais

 

Crematório de animais é um serviço cada vez mais procurado atualmente.

As características da nossa população assim como o seu modo de vida tem alavancado o número de animais de estimação nos lares brasileiros.

As pessoas cada vez mais desejam atenção e respeito e quem entregaria tudo isso sem pedir nada em troca, apenas eles: nossos queridos animaizinhos.

E com o aumento do número de PET’s em nossos lares é normal que todos os serviços relacionados cresçam na mesma medida e é o que ocorre com o serviço de cremação de animais.

Se deseja saber mais detalhes desse último cuidado com seu melhor amigo Click Aqui e saiba tudo a respeito.

Quais os benefícios da cremação para o meio ambiente

Em tempos de pandemia por COVID-19 temos a cremação preventiva que tem o objetivo de realizar o controle sanitário contendo a proliferação do virus e de outras doenças contagiosas na sociedade, mas a cremação também reduz os impactos ambientais uma vez que impede a contaminação do lençol freático proveniente dos sepultamentos.

Preço da Cremação

Atualmente uma cremação pode custar de 2.000,00 a 6.000,00 reais e vale ressaltar que esses valores cobrem apenas a cremação em si, todos os outros custos são a parte.

Gostaria de receber uma dica onde você pode garantir a tranquilidade da sua família e protegê-la desse gasto surpresa?