Skip to content

Velório

VELÓRIO

O velório é uma cerimônia fúnebre o corpo falecido é colocado em uma urna, caixão, e após receber a preparação adequada fica exposta a visitação de seus amigos, familiares e outras pessoas interessadas para que possam prestar suas últimas homenagens, podendo ocorrer em horas ou até mesmo em alguns dias.

Normalmente o velório ocorre em locais próprios como capelas, cemitérios, igrajas ou mesmo nas salas de velório, porém não é incomum vermos ocorrerem em outros locais não muito tradicionais como em teatros, sedes de governo ou de instituições, palácios, câmaras municipais ou em prefeituras.

É provável que este costume tenha se originado na Idade Média, na Europa, um dos motivos para a realização do velório é para ter certeza que o morto está realmente morto.

Para isto estipularam o prazo de 24 horas. Há também o lado religioso, que dizem que ser preciso aguardar 24 horas para o sepultamento, pois o espírito do morto continua presente. Uma das coisas mais intrigantes é que após um tratamento chamado tanatopraxia, o defunto não ressuscitará jamais, uma vez que lhe é tirado todos os fluídos vitais.

Tanatopraxia

tanatopraxia

É o procedimento realizado na preparação de um cadáver para o seu velório ou funeral e op objetivo principal é de retardar a ação natural de decomposição do corpo durante a cerimônia do velório.


A tanatopraxia também impede que o corpo se torne um risco para a saúde pública e dos que entrarem em contato com ele durante o velório, devido a ação dos microrganismos que estão agindo no corpo do falecido.


Basicamente o procedimento consiste em injetar produtos antimicrobianos a fim de que os micróbio sejam mortos.


Um último aspecto deve ser falado e é o da atuação no sentido cosmético do procedimento que tem a finalidade de recuperar o aspecto natural do corpo falecido diminuindo o impacto sobre seus familiares e amigos.

VOCÊ SABIA: que existem cursos que formam Técnicos em Tanatopraxia e que estes profissionais são muito bem remunerados?
Se você gostaria de mais informações sobre esse tipo de curso click no link abaixo!

QUERO SABER MAIS SOBRE O CURSO DE TANATOPRAXIA

Qual a origem do velório?

velorio

Acreditasse que a cultura que cerca o velório tenha si originado na Europa durante a idade média quando os copos e pratos eram feitos de estanho. A mistura de bebida alcoólica com o óxido de estanho causava uma espécie de narcolepsia ( a pessoa ficava como morta, porém ainda viva ).

Naquela época quando um cadáver era encontrado, era deixado sobre uma mesa por alguns dias, para se ter certeza de que estava realmente morto. Acreditava-se também que este procedimento serviria para garantir que o espirito deixasse o corpo caso estivesse morto realmente.

Sinônimo e origem da palavra velório

A palavra velório significa o ato de velar um corpo e sua origem provavelmente está relacionada ao radical Vel da palavra vela.


Acreditasse que tem relação ao fato histórico de se prestar as homenagens aos corpos sob a luz de velas que eram seguradas pelos que prestavam as homenagens ao falecido.

Velórios de famosos

velorios famosos

Esses velórios são verdadeiras apresentações ou talvez a palavra mais apropriada fosse eventos, já que sempre encontramos celebridades e muitos fãs do falecido.

Alguns velórios ficaram famosos no Brasil e no mundo, por aqui podemos comentar alguns como o de Ayrton Senna, o cantor Leandro da dupla Leandro e Leonardo, o da apresentadora Hebe Camargo e mais recentemente tivemos o do cantor Thales.

Deseja saber mais sobre velórios famosos Click Aqui.

Notícias de velórios

noticias de velorios

Os velórios e as notícias, não é incomum que alguns velórios se tornem notícias seja porque o falecido era famoso, ou devido as circunstâncias do falecimento causaram consternação na população ou outros aspectos também podem tornar um velório em notícia.

Se estiver buscando alguma notícia de velório click no botão abaixo e acesse nossa página exclusiva dessas notícias de velório.

Música de velório

musica de velório

Talvez um dos elementos mais tradicionais de um velório seja a música, elas normalmente possuem ritmos lentos e melancólicos e certamente a mais tocada nestes cerimoniais é a marcha fúnebre.

Sonhar com velório

velorio

Normalmente sonhar com velório causa certo desconforto para as pessoas já que velórios sempre nos remetem à dor da perda, seja de um familiar ou amigo.

Outro aspecto óbvio é que interpretar sonhos não é uma ciência exata e identificar o significado de sonhar com velório não seria diferente.

Mas vamos ao que interessa, sonhar com velório significa de uma forma geral que você irá passar por uma fase perturbada e que irá requerer de você bastante resiliência.

Lembre-se que sempre após momentos difíceis temos a retomada da felicidade.

Quer Saber o Significado dos Seus

Coroas de flores

coroa de flores para velorio

Oferecer coroas de flores como homenagem a um familiar ou amigo querido por ocasião do seu falecimento é uma das formas mais tradicionais e respeitosas de demonstrar o afeto e consideração por quem está partindo.

A homenagem com uma coroa de flores demonstra aos que ficam o quanto o falecido era importante e querido em vida.

As coroas de flores simbolizam o ciclo infinito da vida e podem ser confeccionadas com apenas um tipo de flor ou com vários tipos.

Se quiser saber mais sobre coroas de flores click no botão abaixo.

 

Quais os custos de um velório?

No meio de tanta dor e sofrimento temos que lidar com a parte prática do custo de um velório. Os gasto com o velório em geral rodeiam o translado do corpo, o preparo do corpo, as vestimentas, a decoração e cerimonial, a urna fúnebre, o velório propriamente dito, a documentação e o sepultamento em si.


Estes custos podem variar de R$ 2.000,00 a R$ 20.000,00 é eu sei pode ser bem custoso mesmo, em especial se ocorrer em um momento que estejamos desprevenidos.

Uma alternativa muito mais cômoda e que está sendo muito utilizada atualmente são os planos funerários que você pode saber mais clicando Aqui.

Velório virtual

velorio virtual

O Velório Virtual é uma forma interessante de proporcionar que familiares e amigos que estejam longe possam participar do velório de uma pessoa querida.
O velório permite que estas pessoas possam participar do velório mesmo que a distância via transmissão de imagens captadas por webcam.

frases de luto: a expressão literal da dor.

velorio

Quando perdemos uma pessoa querida nos vemos imersos em um turbilhão de emoções e a tristeza e a saudade são o carro chefe de tudo isso.
Uma forma muito utilizada para expressarmos nossos sentimentos nesse momento é escrevendo uma frase ou texto em homenagem ao falecido.
Abaixo deixo alguns exemplos para te inspirar caso você esteja em um momento que necessite escrever algo assim.

Meus sinceros pêsames


Nesse momento tão difícil, os amigos precisam permanecer juntos, ou pelo menos demonstrarem que estão ali para oferecer uma palavra de conforto. Por mais complicado e estranho que seja esse momento, nunca deixe de dizer algo de bom para sua amiga ou amigo que está sofrendo. Se você também perdeu um amigo, esperamos que essas mensagens de luto possam te confortar.

Deus sabe o que faz, sim. Eu não duvido disso. Mas nem por isso a minha dor é menor. Só espero que logo esse buraco se transforme em saudade dos tantos momentos maravilhosos que vivemos juntos. Te amo para sempre.

Veja Mais Frases de Luto Aqui

Agora só para descontrair um pouquinho vamos conhecer uma curiosidade relacionada ao termo VELÓRIO?

Velório do Carneiro

velorio

O velório do Carneiro é uma festa universitária que começou de forma despretenciosa a mais de 20 anos em Alfenas.

Na ocasião era apenas uma reunião de amigos e agora se tornou a maior cervejada universitária e reune estudantes universitários de todos os cantos do Brasil e é claro que tudo isso acontece ainda em Alfenas – MG.

As atrações reúnem nomes consolidados do Sertanejo, Pop, Axé e música eletrônica são os diferenciais. Isso sem falar no open bar com oito carretas de cerveja totalmente liberada, churrasco e caipirinha, na pista; além de vodca, Whisky, energético, frios e salgados, no camarote.

Saiba Agora Como é Deixar a Sua Família Segura

Paola Randow

Paola Randow

Olá, sou especialista em produtos bancários e o plano funerário é um dos produtos que na minha opinião mais ajuda as pessoas.